Alfa Romeo Audi Aston Martin Bentley BMW Bugatti Cadillac Chevrolet Citroen Ferrari Fiat Ford Honda Hyundai Lamborghini Mercedes Benz Nissan Peugeot Porsche Volkswagen

17.5.10

Automóvel




















A era automobilística no Brasil nasceu no dia 25 de novembro de 1891, quando no porto de Santos, do navio chamado Portugal, desembarcou o primeiro automóvel importado, comprado pelo jovem Alberto Santos Dumont, que anos mais tarde seria conhecido como o famoso Pai da Aviação.

O automóvel era um imponente Peugeot, com motor Daimler movido a gasolina com 3,5cv de potência e dois cilindros em V que era conhecido pelos franceses como voiturette, por ser um veículo muito parecido com uma charrete.

NaWikipédia, consta que Alberto Santos Dumont o comprou na época por 6.200 francos, em Valentigney, cidade próxima de Paris, e o trouxe para a cidade de Santos e um pouco mais tarde levou o carro para São Paulo onde permaneceu em sua residência oficial.

Historiadores asseguram que o Peugeot comprado por Alberto Santos Dumont foi o primeiro automóvel a chegar no Brasil. Assim sendo, a cidade paulista de Santos foi a primeira cidade brasileira que viu circular por suas ruas um automóvel. Já o primeiro automóvel fabricado em solo brasileiro foi a Romi-Isetta, que era produzida pelas indústrias Romi na pacata cidade de Santa Bárbara d'Oeste SP.

0 comentários: